top of page
  • Foto do escritorDra. Thaísa Bramusse

Top 5 suplementos para emagrecer com saúde


A suplementação alimentar é comumente relacionada ao ganho de massa magra, ou seja, de músculos. Mas isso não é tudo. Existem suplementos para emagrecer ou, melhor dizendo, que auxiliam no processo de perda de gordura.

Já adianto que, sozinhos, nenhum dos suplementos que vou indicar aqui vão transformar seu corpo. Ter um programa de emagrecimento individualizado, que favoreça a alimentação adequada e inclua atividades físicas na rotina é fundamental.

Aliás, o programa individualizado também ajuda você a entender quais dos suplementos para emagrecer com saúde são mais indicados para o seu caso e como usá-los!

De maneira geral, quais suplementos são indicados para emagrecer:


Whey Protein

O Whey Protein é o mais famoso entre os suplementos alimentares. Esse composto proteico favorece o controle do apetite porque aumenta a saciedade, além de ajudar no alcance do aporte diário de proteínas, de forma prática.


Existe uma ampla variedade desse produto no mercado e a escolha do whey ideal depende do o objetivo de cada pessoa. Como estamos falando de um suplemento para emagrecer, a sugestão mais comum é um whey isolado e hidrolisado.


Por que? É simples. Esse tipo de whey protein isolado tem menos gordura e carboidrato do que a versão concentrada. Tem também menos lactose, o que ajuda a minimizar desconfortos abdominais. Mas vale lembrar que existem versões vegetais e à base da proteína da carne, para quem não tolera a lactose.


Ainda, o whey protein isolado e hidrolisado é o melhor para misturar com carboidratos de baixo índice glicêmico, o que vai aumentar a saciedade, evitando que você sinta fome novamente cedo demais.


Aminoácidos essenciais

Os aminoácidos são unidades básicas de proteína e os essenciais precisam ser ingeridos por meio da ingestão de carnes vermelhas e brancas magras, legumes, oleaginosas e da suplementação.


Os aminoácidos são os “tijolinhos” que formam a proteína. Quando você consome o whey protein, por exemplo, irá digeri-lo nessas estruturas menores. Eles podem ser mais eficazes, principalmente, para quem tem alguma dificuldade na digestão do whey.


São usados como suplementos para emagrecer porque favorecem a construção de massa magra e, uma vez aliados à atividade física, contribuem para a perda de gordura.


Além disso, ajudam a regular o metabolismo, facilitam o transporte de nutrientes e auxiliam na regulação do sono. Uma combinação de fatores que é essencial para quem deseja emagrecer com saúde.


Creatina

A creatina é como um suplemento para queimar gordura, embora não faça isso diretamente. Sua ação está mais relacionada à melhoria de performance, o que ajuda no emagrecimento.


A creatina é um composto presente em alimentos como o peixe e a carne vermelha, mas que também existe como forma de suplementação, muito usada para garantir mais energia e força durante a prática de atividades físicas.


Assim, é uma aliada interessante para que você possa aumentar a intensidade dos seus treinos com mais facilidade, fortalecer seu corpo, aumentar a massa magra e diminuir a gordura corporal.


Aliás, já que esse é um ponto importante, vou deixar a dica para você entender a diferença entre massa gorda, massa magra e massa muscular. Isso vai te ajudar a entender melhor seu processo de emagrecimento.


Cafeína (termogênico)

O termogênico é um ótimo suplemento para ajudar a queimar gordura. A cafeína é um exemplo do que a gente pode usar com essa finalidade.


Isso porque a cafeína aumenta o metabolismo basal, uma vez que aumenta a temperatura corporal, aumenta também a frequência cardíaca e gera energia, fazendo com que você se movimente mais.


Não é à toa que a cafeína está na maioria dos produtos do tipo fat burner, melhorando a performance durante as atividades físicas e favorecendo o emagrecimento.


Eu preciso ressaltar a importância da orientação profissional para definir a dosagem certa, porque a cafeína ― e outros termogênicos ― podem ter efeitos colaterais nocivos. Por exemplo, alterações gástricas e psicológicas.


Inclusive, uma das minhas dicas para emagrecer rapidamente é contar com ajuda especializada. Sempre!


Psyllium (fibra)

A psyllium não é um emagrecedor, mas um bom suplemento para perder peso porque auxilia nesse processo, ao reduzir o apetite. Vou te explicar como isso funciona.


Estamos falando de uma fibra que, em contato com a água, aumenta seu tamanho, ocupando mais espaço no estômago. Assim, aumenta também a sensação de saciedade e diminui a fome.


Ainda, a psyllium prolonga a sensação de saciedade porque torna a digestão dos alimentos mais lenta. E se seu corpo demora mais para digerir o que você comeu, você vai passar mais tempo sem sentir fome.


É importante dizer que é fundamental ingerir água para que a fibra funcione bem, inclusive no sentido de garantir o bom funcionamento intestinal.


Suplemento não faz milagre, tá?


Pronto, você acabou de conhecer ótimos suplementos para perder peso, mas precisa ter consciência de que são apenas uma parte do processo. Além de uma alimentação adequada, você precisa se exercitar, dormir bem, assegurar o equilíbrio hormonal e corrigir possíveis distúrbios metabólicos.


É preciso entender quais suplementos fazem sentido para cada pessoa, de acordo não só com seus objetivos, mas com seus hábitos e sua saúde, de modo geral.


Por essa razão, vou ressaltar mais uma vez a importância de não consumir suplementos sem a devida orientação e acompanhamento porque, além de riscos potenciais para sua saúde e bem-estar, você pode acabar se frustrando.


Busque orientação profissional e conte comigo!

Até a próxima!

Dra. Thaísa Bramusse


Comments


bottom of page