top of page
  • Foto do escritorDra. Thaísa Bramusse

Programa de emagrecimento individualizado: 8 vantagens de uma dieta feita unicamente para você

Hoje, vou falar da importância de um programa de emagrecimento individualizado. Todos os dias, atendo pacientes que têm um único desejo: emagrecer com saúde e não engordar mais. Por que isso, às vezes, é tão difícil?


Se existisse uma única resposta, seria mais fácil resolver esse problema, não é mesmo?


No entanto, os fatores que determinam o sucesso do emagrecimento saudável e duradouro são variados. É por esse motivo que a dieta feita por uma amiga, que deu certo, ou até mesmo a de sua irmã ou mãe, pode não funcionar para você.


Seu peso e sua composição corporal são um somatório de seus sistemas hormonal e metabólico, de seu biotipo e, principalmente, de seus hábitos alimentares e de seu estilo de vida. Para emagrecer com saúde e manter o peso adequado todos esses aspectos devem ser considerados e avaliados, para, assim, criar um planejamento específico para você.


Por isso um programa para emagrecer individualizado é tão importante. Te convido a seguir a leitura e conhecer as vantagens de adotá-lo. Você verá explicações gerais e específicas do atendimento que realizamos no consultório. Acompanhe!


As vantagens de um programa de emagrecimento individualizado


1. Avaliação individualizada de seu organismo


Esse é o primeiro passo para elaborar um plano de emagrecimento individualizado: avaliar sua saúde e sua composição corporal.


Isso é feito por meio de uma consulta médica inicial. Aqui no consultório, por exemplo, realizo a anamnese e solicito exames complementares, para checar possíveis deficiências nutricionais e disfunções metabólicas.


Além disso, é realizada a bioimpedância, um exame que mostra seu percentual de gordura, de massa muscular, de água e de outros componentes de seu corpo.

Ter essa visão completa de seu organismo possibilita tratar condições que podem estar contribuindo para você engordar, dificultando a perda de peso e, tão importante quanto, prejudicando sua saúde e seu bem-estar. Confira algumas delas:

  • Desequilíbrios hormonais;

  • transtornos, intolerâncias e alergias alimentares;

  • alterações em sua microbiota intestinal;

  • déficit de vitaminas e minerais;

  • síndrome metabólica;

  • pré-diabetes e diabetes.


2. Auxílio na mudança de hábitos prejudiciais


Além de eu avaliar minuciosamente seu organismo, conhecer sua rotina e seus hábitos é determinante para a eficácia do programa de emagrecimento.

Olha, vou ser 100% honesta com você: nenhum plano funcionará se você não fizer a sua parte. E isso envolve mudar hábitos prejudiciais como:

  • Sedentarismo;

  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;

  • Tabagismo;

  • Má qualidade de sono;

  • Falta de controle do estresse;

  • Alimentação inadequada.

No programa de emagrecimento individualizado, suas dificuldades e desafios são levados em conta. Te orientamos sobre alternativas e artifícios para superá-los.


3. Melhor adequação à sua rotina


Essa é uma das partes mais difíceis em seguir uma dieta: “encaixá-la” em sua rotina. Por isso, em meus atendimentos, faço questão de que o programa de emagrecimento leve em conta seu dia a dia. Afinal, eu sei que se não for algo prático e viável, a chance de você segui-lo reduz bastante, não é mesmo?


Seus horários, limitações para fazer refeições em casa, vida social, ideologia (por exemplo, veganismo e vegetarianismo) entre outros aspectos são considerados ao elaborarmos as estratégias e passos a seguir.


4. Reeducação alimentar e transformações longevas


Uma das maiores queixas que recebo de pacientes é o “efeito sanfona”. Infelizmente, ganhar peso novamente é bem fácil, se você comete esses erros:

  • Faz dietas muito restritivas, para emagrecer rápido, sem orientação médica e nutricional;

  • Não avalia possíveis disfunções metabólicas e hormonais;

  • Retoma hábitos prejudiciais logo após perder peso - o emagrecimento duradouro é resultado da mudança de estilo de vida;

  • Não evolui constantemente seu plano alimentar, para evitar que seu organismo se adapte à restrição calórica e à dieta.

O programa de emagrecimento inclui acompanhamento periódico, para progressão da dieta, para monitoramento de sua evolução e, principalmente, para que você me conte suas dificuldades para adaptarmos o plano, dentro do possível.


5. Otimização metabólica


Parte da dificuldade em emagrecer pode estar associada a desequilíbrios hormonais e metabólicos.


A otimização metabólica é um processo que permite ajustar seus níveis hormonais, buscando o equilíbrio, além de um balanço nutricional eficiente, conforme suas atividades, de forma que seu metabolismo funcione em alto nível.


No programa de emagrecimento individualizado é traçado seu perfil metabólico, para que deficiências e desequilíbrios sejam corrigidos. Isso contribui para o fortalecimento de seu sistema imunológico, para promoção de saúde, para o ganho de energia e para potencializar seu emagrecimento.


6. Foco em seus objetivos


O programa de emagrecimento individualizado, que adoto para meus pacientes, tem um único propósito: atingir o objetivo de forma saudável e duradoura, seja ele emagrecer, emagrecer e hipertrofiar, emagrecer e definir músculos, emagrecer e ganhar saúde...


Ele é desenvolvido exclusivamente para cada um, favorecendo melhores resultados.


7. Monitoramento periódico


O programa para emagrecer é um processo no qual você é monitorado periodicamente. Não se trata de uma única consulta com um retorno, por exemplo. Suas dificuldades, sua evolução, sua saúde e seu bem-estar são premissas básicas, as quais devem ser avaliadas frequentemente.


O programa é constituído por etapas que te ajudarão a transformar seu estilo de vida de forma progressiva, sem radicalismos, para que, de fato, seu emagrecimento seja definitivo.


8. Segurança e atenção para um emagrecimento saudável e duradouro


Por último, mas não menos importante, o acompanhamento médico e nutricional, como fazemos aqui no consultório, assegura que sua saúde e seu bem-estar sejam sempre prioridades.


Sabemos que emagrecer demanda esforço, disciplina e superação de hábitos que fazem parte de sua vida há muito tempo. Por isso, investimos tanto no cuidado com o paciente, na individualidade do tratamento e no respeito às suas limitações.


Espero ter esclarecido dúvidas e te mostrado um caminho seguro para emagrecer. O desafio é seu, mas, quando bem orientado, é possível superá-lo de forma mais serena e eficaz.


Se quiser saber mais sobre como funciona o programa de emagrecimento individualizado, entre em contato comigo!


0 comentário

Comments


bottom of page