top of page
  • Foto do escritorDra. Thaísa Bramusse

7 dicas para emagrecer rapidamente

A internet está cheia de receitas milagrosas para emagrecer rapidamente. Porém, reforço sempre: precisamos ter muito cuidado com elas, já que podem prejudicar sua saúde e provocar o efeito sanfona. Emagrecer e manter o peso adequado não é uma coisa que se consiga da noite para o dia, infelizmente.


No entanto, há caminhos para te ajudar no emagrecimento rápido: não se trata de dietas restritivas, mas sim de atitudes saudáveis que aceleram o metabolismo e contribuem para a perda de peso.


Pensando nisso, preparei esse texto com 7 dicas para te ajudar a acelerar o emagrecimento, de forma saudável, sem privações e sem estressar seu organismo. É só continuar a leitura para descobri-las!


1. Beba água assim que acordar


Enquanto você dorme, perde bastante líquido, por mais que tenha bebido água suficiente no dia e na noite anterior. Por essa razão, seu corpo amanhece desidratado eis aí um motivo que demonstra a importância de se hidratar logo cedo. Há outros benefícios nessa prática:


Eliminar de toxinas


Ao beber água quando sai da cama, você ajuda seu corpo a eliminar as toxinas resultantes do processo metabólico noturno. O líquido também ajuda a purificar seu cólon e a aliviar a constipação, o que mantém o bom funcionamento do intestino. O resultado é mais energia e disposição para seu dia!


Reabastecer o cérebro


Como esse órgão tem 75% de água em sua composição, já dá para imaginar o que acontece quando fica desidratado, certo? Enxaqueca, dificuldade de concentração… Por isso, ao beber água pela manhã, a concentração melhora e fica mais fácil realizar suas tarefas.

Acelerar o metabolismo

Aqui chegamos no ponto principal desse post: a água traz a sensação de saciedade, o que diminui a vontade de comer. Ademais, cerca de meio litro de água fria aumenta a sua taxa metabólica em 24%, o que ajuda a emagrecer rapidamente.


2. Faça suas refeições devagar


Sim, é difícil fazer as coisas com calma em uma rotina corrida. Mas, comer muito rápido não é bom para a digestão. Quando os alimentos não são mastigados corretamente, esse processo fica mais difícil e lento.

Além disso, ao comer com pressa, você pode comer mais do que precisa. Isso acontece porque, na correria, seu cérebro não consegue processar a informação de que você já ingeriu comida suficiente. É importante respeitar seu corpo e ter calma ao fazer uma refeição. Isso ainda permitirá que você saboreie muito mais os alimentos!


3. Invista na saciedade


A saciedade é um dos grandes aliados do emagrecimento rápido. Isso porque ela reduz a vontade de beliscar entre as refeições e ajuda a reduzir os tamanhos das porções.


Minhas dicas para aumentá-la:

  • Inclua sempre uma proteína em cada refeição

  • Prefira os carboidratos complexos e evite ao máximo os simples (aqueles alimentos produzidos com farinha branca, o arroz branco, a batata inglesa e os sucos de frutas)

  • Acrescente sementes e oleaginosas aos lanches

  • Tome água, mesmo sem sede

  • Cuide de seu sono

Uma outra dica que contribui para você comer menos, é começar as refeições (almoço e jantar) pela salada. Você garante, ainda, a ingestão de ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, nutrientes essenciais para quem quer emagrecer rápido e manter a boa saúde.


4. Cuidado com as compensações


Sabe quando você comete um deslize na dieta e já pensa compensá-lo? Isso pode não ser uma boa ideia.

Se você segue um plano alimentar individualizado, é importante mantê-lo, mesmo que no dia anterior tenha comido algo além. O plano é pensado em suas necessidades diárias, com foco em seu objetivo. Assim, substituir alimentos ou deixar de fazer uma refeição pode ser pior!

Acredite, o ideal é você se perdoar! Sem culpa, bola pra frente. Deslizes podem acontecer, desde que esporádicos. Lembre-se de que você está reeducando seu organismo, mudando seu estilo de vida e o que realmente importa é a construção de uma rotina saudável. Não será a exceção que arruinará sua evolução!


5. Pratique exercícios regularmente


É nesse passo que a preguiça costuma bater, mas não adianta: seu corpo precisa estar em movimento, pois é por meio dos exercícios físicos que você queima mais calorias. O fundamental aqui é ter regularidade.



Qual exercício ajuda a emagrecer rapidamente?


O ideal é a associação dos exercícios aeróbicos e de força.


Exercícios como corrida, natação, HIIT, spinning e caminhada são exemplos daqueles que vão te ajudar a queimar gorduras, a melhorar seu preparo físico e sua saúde cardiovascular. Eles também contribuem para a produção de neurotransmissores como a endorfina, que trazem aquela deliciosa sensação de bem-estar após a prática.


Já a musculação, o crossfit e outros exercícios que trabalham a hipertrofia vão ajudar a acelerar seu metabolismo e a melhorar sua composição corporal, reduzindo seu percentual de gordura e aumentando o de massa muscular.


Além disso, a manutenção de músculos é determinante para prevenção de doenças típicas do envelhecimento, como a sarcopenia e a osteoporose. Essas são condições que trazem prejuízos para sua saúde e para sua qualidade de vida.


6. Durma bem, de preferência 8 horas por dia


Então você se alimenta bem, bebe água e se exercita pelo menos três vezes na semana, mas dorme pouco. Isso é um grande problema e pode influenciar no emagrecimento rápido. Segundo um estudo do Annals of Internal Medicine, a quantidade de horas dormidas por noite altera a perda de gordura em seu organismo.

O estudo mostrou que a restrição de sono criou um estado catabólico caracterizado pela redução da perda de gordura, aumento da fome, além de alterações no metabolismo.

Contudo, para além do estudo mencionado, dormir bem ajuda a diminuir o estresse, que é um dos principais fatores da má alimentação. E mais! Durante o sono reparador, nosso corpo sintetiza importantes hormônios para o emagrecimento, para a hipertrofia e para a saúde em geral!


7. Conte com ajuda profissional


Muito mais importante do que emagrecer rapidamente é emagrecer corretamente. Explico sempre para meus pacientes: estar na direção correta vale muito mais do que a velocidade da conquista. Ou seja, o que está em jogo mesmo é você reeducar seu organismo, é chegar ao peso desejado e conseguir mantê-lo, sem que isso seja um sacrifício.


Com a orientação profissional adequada, será traçado um plano específico para você, que leve em conta além de todos os parâmetros físicos, sua rotina, suas limitações e suas maiores dificuldades.


Aspectos que prejudicam o emagrecimento rápido


Mesmo seguindo uma dieta balanceada e praticando exercícios físicos, a perda de peso pode não estar fluindo como o esperado. Isso acontece pois outros aspectos do organismo podem estar afetando esse processo e precisam ser investigados pelo médico. Por exemplo:


  • Desequilíbrios hormonais

  • Resistência insulínica (pré-diabetes, diabetes e a síndrome metabólica)

  • Mau funcionamento do intestino

  • Deficiências nutricionais


Emagrecer rápido ou emagrecer certo?


Como se pode perceber, não há uma fórmula única ou mágica para emagrecer. Existem diferentes tipos de metabolismo e é necessário encontrar estratégias que se encaixem melhor ao seu perfil e a sua rotina. É preciso ter disciplina e dedicação para começar algo novo e, mais ainda, para conseguir manter esses hábitos. Uma vez criada a rotina, fica muito mais fácil. Acredite.


Aproveite a oportunidade para conhecer meu programa TB de emagrecimento! É só acessar o site para mais informações.


0 comentário

Comments


bottom of page