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  • Foto do escritorDra. Thaísa Bramusse

Como fortalecer a imunidade no inverno


Vem chegando o inverno e os casos de gripes e outras doenças respiratórias aumentam bastante. E surge aquela preocupação em fortalecer a imunidade.


Para entender como fortalecer sua imunidade e se proteger dessas doenças é importante ter em mente as razões pelas quais adoecemos mais nessa época.


Vou explicar a seguir e dar dicas para aumentar sua imunidade!


Por que gripamos mais no inverno?

Uma confusão comum é “colocar a culpa” no frio. Temperaturas mais baixas e ventos, por exemplo, não causam doenças. Gripes, resfriados e outras infecções respiratórias são causadas por vírus e bactérias.


No entanto, as condições do clima no inverno levam a comportamentos que afetam nosso sistema imunológico ou nos expõem mais ao contato com esses agentes infecciosos, aumentando o risco de adoecer.


O que aumenta o risco de adoecer:

  • Tendência a passar mais tempo em ambientes fechados, o que facilita a propagação de vírus respiratórios.

  • Maior proximidade entre pessoas, que facilita a transmissão de vírus, já que elas se aglomeram mais em ambientes fechados, para se proteger do frio.

  • Baixa umidade do ar, que pode afetar as vias respiratórias, tornando-as mais suscetíveis a infecções.

  • Menor exposição ao sol, prejudicando a metabolização de vitamina D, essencial para o sistema imunológico.

  • Menor resposta imunológica, mais comum no inverno.


Como fortalecer a imunidade


Mantenha uma dieta saudável

A alimentação rica em nutrientes é indispensável para manter o sistema imunológico forte.


Alimentos que fortalecem a imunidade:

  • Frutas cítricas e vermelhas: limão, laranja, acerola, tangerina, mirtilo, morango, framboesa, amora e cranberry, por exemplo. Elas são ricas em vitamina C e antioxidantes.

  • Alho e cebola: possuem compostos antivirais e antibactericidas, e estimulam o sistema imunológico.

  • Gengibre: possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes.

  • Probióticos: Kombucha, chucrute, kefir, iogurte possuem bactérias boas, que ajudam a fortalecer a imunidade.

  • Vegetais verde-escuros: brócolis, couve, espinafre, acelga, rúcula, agrião, por exemplo, possuem vitaminas, antioxidantes e fibras.

  • Castanhas e sementes: nozes, castanha-do-Pará, amêndoas, sementes de girassol, linhaça e abóbora, por exemplo, são ricas em minerais, vitaminas e ômega 3.

  • Chá verde: rico em antioxidantes.

  • Peixes gordurosos: salmão, atum e sardinha são ricos em ômega 3, com propriedades anti-inflamatórias.


Não se esqueça de beber água. No frio, sentimos menos sede, mas o corpo precisa se manter hidratado! Siga a média de 2 litros por dia.


Durma bem

Ter uma boa qualidade de sono é fundamental para a saúde do sistema imunológico. Tente dormir de 7 a 8 horas por noite e estabeleça uma rotina regular de sono.


Pratique atividade física

Além de ajudar no manejo do estresse, um fator que debilita a imunidade, os exercícios físicos contribuem para a saúde metabólica e cardiopulmonar, aumentando a imunidade.


Gerencie o estresse

Não subestime a capacidade do estresse crônico de enfraquecer sua imunidade. Inclua práticas relaxantes no seu dia a dia, atividades que te dão prazer. Fazer terapia também é uma alternativa válida.


Evite hábitos pouco saudáveis

Alguns hábitos intoxicam o organismo e, consequentemente, enfraquecem a imunidade: exagerar na bebida alcoólica, fumar, automedicar, manter uma dieta rica em industrializados e açúcar são alguns exemplos.


Cuide da higiene

Com a epidemia de covid-19, adotamos alguns hábitos de higiene mais rigorosos e que podem ser mantidos: lavar as mãos com frequência, principalmente, antes de comer, depois de usar o banheiro e ao chegar da rua, cobrir a boca ao tossir ou espirrar, evitar tocar o rosto e usar o álcool em gel, quando não puder lavar as mãos.


Evite ficar em ambientes fechados, abra as janelas da casa e do escritório para arejar os cômodos.


Se mesmo assim você continuar adoecendo com frequência, é importante consultar seu médico, para avaliar se há alguma deficiência ou causa específica. Existem protocolos para fortalecer a imunidade, com associação de nutrientes e substâncias, administrados tanto por via oral, quanto endovenosa.


Para algumas pessoas, a vacina de gripe também é indicada. Siga a recomendação do seu médico.


Fortalecer a imunidade é fundamental em todas as épocas do ano. Afinal, sua saúde não tem preço!


Busque orientação profissional e conte comigo!

Até a próxima!

Dra. Thaísa Bramusse




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