top of page
  • Foto do escritorDra. Thaísa Bramusse

Spirulina: o que é e para que serve?


Você sabia que a spirulina foi eleita o alimento do milênio pela Organização Mundial da Saúde? Incrível, né?


Apesar de comumente ser chamada de alga, é uma cianobactéria. Isso quer dizer que ela possui características de células vegetais e de bactérias. Além disso, se desenvolve em água doce.


A spirulina é um alimento tão rico, que é chamada de ouro verde, já que possui mais nutrientes que qualquer outro vegetal. Essa fama surgiu, principalmente, após ser usada como suplemento alimentar de astronautas, em missões espaciais.


Mas, voltando aqui para a terra, quais os benefícios em tomá-la? Vou te contar a seguir!


Por que a fama da spirulina?

A spirulina é um alimento rico em proteínas, em especial, aminoácidos essenciais. Cerca de 60 a 70% de seu peso é composto por esses nutrientes. Ou seja, é um suplemento importante para dietas veganas e vegetarianas.


Trata-se de um alimento com baixa densidade calórica, mas com grande capacidade nutricional. Por isso, auxilia no emagrecimento, na desnutrição, na performance esportiva, no combate a doenças metabólicas e crônicas, como veremos adiante.


Quais os nutrientes presentes na spirulina?

A spirulina conta com inúmeros nutrientes em sua composição: aminoácidos, vitaminas, minerais, fitonutrientes e antioxidantes, principalmente.


São encontrados:

  • Vitaminas do complexo B, A, E e K

Aqui, deixo uma ressalva: a vitamina B12 contida na spirulina não é absorvida pelo trato gastrointestinal, então, é importante monitorá-la.

  • Potássio, zinco, manganês, cobre, sódio, fósforo, cálcio, selênio, cromo e ferro (15 vezes mais do que no feijão)

  • Antioxidantes (10 vezes mais betacaroteno do que na cenoura)

  • Carboidratos complexos

  • Ácido gama-linolênico - GLA (ótimo contra TPM e menopausa)


Quais os benefícios de tomar spirulina?

Além de um excelente alimento, ela é um nutracêutico, ou seja, ajuda no tratamento de doenças e outras condições que afetam a qualidade de vida.


Contribui para o emagrecimento

A spirulina é uma aliada do emagrecimento. Primeiro, por ser rica em proteína e ter uma baixa densidade calórica, o que contribui para ganho de massa magra, nutrição e saciedade.


Ela ativa ainda a lipase lipoproteica, ajudando na quebra de gordura. Há ainda, uma melhora na performance esportiva.


Ajuda no tratamento de doenças

A alta concentração de fitonutrientes, ácidos graxos e nutracêuticos ajuda a combater os radicais livres, a reduzir a pressão arterial, a controlar o diabetes e o colesterol.


Pelo alto teor de ferro, a spirulina pode ser usada na prevenção e no tratamento da anemia.


Ela ajuda ainda a manter a saúde da pele, das unhas e dos cabelos.


Melhora a saúde intestinal

Mesmo não sendo rica em celulose (fibras), a spirulina contribui para a saúde do intestino, pois aumenta a viabilidade de lactobacillus e bifidobactérias, o que é ótimo para uma microbiota equilibrada.


Alivia sintomas da TPM e da menopausa

Isso se deve à presença do ácido gama-linolênico (GLA). É ele também que melhora a saúde cardiovascular.


Fortalece a imunidade

A spirulina aumenta a imunidade inata, que representa nossa primeira linha de defesa. É associada, ainda, a um alto potencial antiviral e anticancerígeno.


Pode ajudar no controle de alergias e da artrite, devido a sua ação anti-inflamatória.


É capaz ainda de proteger os rins durante tratamentos com alguns antibióticos e quimioterápicos, além de exposição à radiação.


Como tomar spirulina?


A spirulina é comercializada em pó ou em cápsulas. Pode ser tomada com água ou batida com sucos e vitaminas, por exemplo.


A princípio, não há contraindicações (exceto, para fenilcetonúricos), mas crianças e gestantes só devem tomar quando prescrito e acompanhado pelo médico.


É importante ainda comprar o produto de marcas de qualidade e com selo de garantia.


E claro, por se tratar de suplementação, é essencial que seja prescrito pelo seu médico, na dose adequada à sua necessidade.


Em breve, vou falar também sobre a Chlorella aqui no blog, outro alimento riquíssimo e muito associado à spirulina, para melhores resultados.


Acompanhe!


Um abraço,

Dra. Thaísa Bramusse


1 Comment


masca.goncalves
Jun 04

Comecei hoje a tomar spirulina, vou esperar 30 dias para sentir os resultados. Obrigada pelas boas dicas do valor da spirulina e com tomar

Like
bottom of page