• Foto do escritorDra. Thaísa Bramusse

Reposição de testosterona: por que homens precisam fazer

reposição de testosterona

A testosterona é o principal hormônio masculino e desempenha várias funções no organismo, promovendo saúde e bem-estar. Ela é responsável pelo desenvolvimento das características masculinas marcantes, como o maior percentual de massa muscular, libido, pelos e voz grossa.

A partir dos 30 anos, os níveis de testosterona começam a diminuir lenta e progressivamente. É algo natural, mas que pode levar a uma série de sintomas, incluindo:

• Disfunção erétil e queda da libido

• Infertilidade

• Perda de massa muscular

• Aumento do percentual de gordura

• Fadiga persistente

• Falta de vitalidade e disposição

• Piora cognitiva

• Anemia

• Sintomas depressivos

Quando é normal o declínio da testosterona?

Como disse, é normal que os níveis de testosterona comecem a diminuir depois dos 30 anos. Mas esse declínio se acentua a partir dos 50 anos e, consequentemente, os sintomas se intensificam.

Homens jovens também podem sofrer com esse declínio acentuado, que chamamos de hipogonadismo. Alguns fatores contribuem para isso:

• Presença de doenças como diabetes, obesidade, hipertensão e câncer;

• Tratamentos como quimioterapia e radioterapia;

• Anomalias genéticas;

• Uso de drogas e esteroides anabolizantes;

• Tabagismo;

• Excesso de álcool;

• Estresse crônico;

• Sono de má qualidade

O que é o hipogonadismo?

O hipogonadismo é uma condição na qual os testículos não produzem testosterona adequadamente. Ele pode ser dividido em:

• Hipogonadismo primário: quando os testículos não funcionam corretamente;

• Hipogonadismo secundário: quando o dano no funcionamento é na hipófise ou no hipotálamo (glândulas que controlam a produção de testosterona).

A reposição de testosterona é eficaz?

O primeiro passo é identificar a causa dos níveis baixos de testosterona.

Se houver relação direta com o estilo de vida, a reposição de testosterona deve ser associada à mudança de hábitos.

Se não, será como um “cabo de guerra”: a reposição ajudando a equilibrar o hormônio e seus hábitos prejudicando esse trabalho.

É preciso checar também se há origem genética ou por alterações na hipófise e hipotálamo. Nesse caso, a reposição deve ser associada a medicamentos.

O estilo de vida impacta na testosterona?

Impacta e muito. Como disse anteriormente, níveis baixos de testosterona podem estar associados à obesidade, diabetes, hipertensão, excesso de álcool, fumo, estresse, sono ruim e SEDENTARISMO.

Quais os benefícios da reposição de testosterona?

reposição de testosterona

1. Melhoria da libido e da função sexual

A testosterona ajuda a estimular a produção de espermatozoides e a manter a função erétil.

Estudos mostram que a reposição de testosterona pode reduzir os problemas de ereção, de fertilidade, aumentar a frequência e a satisfação das relações sexuais.

2. Aumento da massa muscular e redução da gordura

Níveis adequados de testosterona são essenciais para a manutenção da massa muscular, da força e para redução do percentual de gordura.

E eu não me canso de dizer a importância do percentual adequado de músculos para a saúde no presente e no futuro!

3. Melhoria da vitalidade e do humor

A testosterona ajuda a melhorar a disposição e a vitalidade, e a combater a fadiga crônica.

Esse hormônio também está associado a uma maior sensação de bem-estar, ao controle do estresse e da ansiedade.

4. Redução do risco de doenças crônicas

Esse ponto é fundamental! Níveis adequados de testosterona estão associados a um menor risco de doenças crônicas, como diabetes, cardiovasculares, dislipidemia, osteoporose, obesidade e sarcopenia (perda acentuada de músculos).

Há ainda uma melhora cognitiva e na saúde mental.

A reposição de testosterona é segura?

A reposição de testosterona é um tratamento seguro para homens.

O uso de hormônios isomoleculares (estrutura idêntica à testosterona produzida pelo corpo) e a via adequada de administração aumentam a segurança e a eficácia do tratamento.

Os estudos mais recentes mostram que a terapia não aumenta o risco de câncer de próstata ou de tumores agressivos. Além de contribuir para a prevenção ou o controle de importantes doenças crônicas.

Implante hormonal

O implante em forma de “pellets” é um método mais fisiológico e totalmente individualizado. Ele garante um fluxo hormonal gradual e contínuo, evitando picos e quedas, típicos de outras vias (injetável e transdérmica). Os efeitos têm duração média de 6 meses.

O implante é procedimento simples, feito no consultório, com anestesia local.

É fundamental consultar seu médico de confiança, para avaliação clínica e laboratorial. Assim, é possível traçar um protocolo de reposição de testosterona seguro e eficaz para você.

Conte comigo!

Até a próxima!