top of page

Como perder barriga rapidamente? Estratégias para reduzir gordura abdominal

  • Foto do escritor: Dra. Thaísa Bramusse
    Dra. Thaísa Bramusse
  • 28 de abr.
  • 4 min de leitura

corpo feminino com abdômen definido e baixo percentual de gordura abdominal

Essa é uma das perguntas que eu mais recebo. E se você está aqui é porque a gordurinha abdominal também te incomoda, né? Já te respondo de cara: não existe milagre para perder barriga rapidamente, mas existem sim estratégias para acelerar essa perda.


Neste artigo, eu vou te apresentar caminhos e cuidados que ajudam muito a acelerar a perda de gordura abdominal e melhorar a estética da barriguinha ;)

Mas, primeiro, vale a pena entender:


Por que a gordura abdominal é tão difícil de perder?

A gordura localizada no abdômen é uma das mais resistentes do corpo. Isso está associado a fatores hormonais, genéticos e, principalmente, comportamentais.

E eu deixo sempre um alerta: além da questão estética, o excesso de gordura visceral (aquela que envolve os órgãos internos) está associado a riscos maiores de diabetes tipo 2, hipertensão, dislipidemia, doenças cardiovasculares e outros distúrbios metabólicos.


Por isso, perder barriga rapidamente não deve ser apenas uma meta estética, mas também um cuidado com a saúde.


Como perder barriga rapidamente? 


1. Reduza o consumo de carboidratos simples

Alimentos como pães brancos, massas, doces e refrigerantes elevam rapidamente os níveis de glicose no sangue, estimulando a produção de insulina para reequilibrá-los. Excesso de insulina favorece o acúmulo de gordura abdominal, ou seja, um estoque de energia em forma de barriguinha…


O que fazer?

Preferir carboidratos complexos, como leguminosas, arroz integral, aveia e quinoa, e preferencialmente associá-los a uma fonte de proteína ou de gordura saudável. Por exemplo, ao comer uma fruta, adicione sementes e castanhas ou iogurte.   


2. Aumente a ingestão de proteínas

Essa é uma dica de ouro! Uma dieta rica em proteínas de alto valor biológico aumenta a saciedade, preserva a massa muscular e acelera o metabolismo. Isso vai te ajudar a queimar calorias mais rapidamente, mesmo em repouso.


Boas fontes incluem ovos, carnes vermelhas (prefira cortes magros), peixes, aves, leguminosas e iogurte natural.


3. Pratique exercícios físicos regularmente

Os exercícios têm 2 funções essenciais para perder barriga rapidamente:  


A primeira são os treinos de força, que ajudam a construir músculos e, consequentemente, acelerar o metabolismo e a queima de gordura. Eles também vão contribuir para a estética do abdômen, com contornos mais bem definidos.


A segunda são os treinos de alta intensidade intervalados, como o HIIT, que são eficientes para acelerar o gasto calórico. 


Já os aeróbicos, como a bike, a caminhada e a corrida, também aumentam o gasto de calorias e são excelentes para aliviar o estresse e trazer bem-estar.


4. Durma bem e controle o estresse

Não me canso de falar: privação de sono ou sono pouco reparador são inimigos do emagrecimento. Além disso, viver sob estresse constante eleva os níveis de cortisol, hormônio que está diretamente relacionado ao acúmulo de gordura abdominal.


Se você dorme mal, é fundamental investigar a causa. Comece por uma higiene do sono. 


5. Beba mais água e evite bebidas alcoólicas

Parece meio óbvio falar “beba água”, né? Mas a verdade é que as pessoas não tomam água o suficiente. Por exemplo, a sede já é um sinal inicial de desidratação. Ou seja, é preciso beber água mesmo sem sede.


E não menos importante: sede a gente mata é com água, não é com refrigerante nem com sucos, que são ricos em açúcar e te levam ao problema que mencionei no item 1.


E para quem gosta dos drinks no fim de semana ou daquela cervejinha, saiba que o álcool é um grande causador da barriguinha. Bebidas alcoólicas são muito calóricas, nada nutritivas, causam retenção de líquidos, intoxicam o organismo… Tudo isso contribui para acúmulo de gordura e prejudicam perder barriga rapidamente.


6. Evite alimentos ultraprocessados

Produtos industrializados, embutidos, biscoitos recheados e comidas prontas têm alto teor de gorduras, sal, açúcar e aditivos. Todos eles favorecem o ganho de peso, inchaço e a inflamação abdominal.


A alimentação é peça-chave para perder barriga rapidamente… Não tem como fugir, gente!


7. Avalie seu equilíbrio hormonal

Desequilíbrios hormonais, como a predominância estrogênica, a menopausa, alterações na produção de hormônios tireoidianos, de insulina e de cortisol, podem favorecer o acúmulo de gordura abdominal, especialmente em mulheres.


Esses desequilíbrios podem desacelerar o metabolismo, causar retenção de líquidos e alterar a forma como o corpo armazena gordura. Consultar um especialista pode ajudar a identificar e tratar essas alterações de forma eficaz.


8. Considere o acompanhamento profissional

Todos esses cuidados ajudam muito a perder barriga rapidamente, mas não há dúvidas de que o caminho mais rápido e eficaz é contar com orientação profissional.


Um plano individualizado levará em conta seus parâmetros metabólicos e comportamentais, deficiências nutricionais, dificuldades e limitações, traçando estratégias adaptadas a você.


Isso faz muita diferença no processo de emagrecimento.


Uma última dica: barriga não é reduzida apenas com abdominais


mulher na academia fazendo abdominais para perder gordura abdominal

Um erro comum é achar que fazer longos treinos de abdominais vai queimar gordura localizada e de forma rápida. Na verdade, esses exercícios fortalecem a musculatura e ajudam a acelerar o metabolismo - como falei anteriormente - mas não eliminam a gordura por si só. Para perder barriga rapidamente, é preciso combinar treino e estratégias nutricionais.


Minha recomendação: fuja de soluções milagrosas ou dietas restritivas demais. Opte por um plano realista e conte com orientação profissional para atingir seus objetivos de forma segura e duradoura.


Conte comigo!

Um abraço, 

Dra. Thaísa Bramusse

CRM 50.338

Comentários


  • Instagram Dra. Thaísa Bramusse
  • Facebook Dra. Thaísa Bramusse

© 2020 Dra. Thaísa Bramusse  |  Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Just eMarketing.

bottom of page